Dismember: crítica do DVD 'Under Blood Red Skies' (2009)


Nota: 9

Durante duas décadas, a banda sueca Dismember se manteve no topo do death metal. Discos como Like an Ever Flowing Stream (1991), Indecent and Obscene (1993) e Massive Killing Capacity (1995) influenciaram dezenas de bandas em todo o mundo com o seu som agressivo e direto.

Infelizmente, o Dismember anunciou o fim de suas atividades em outubro de 2011, mas deixou como herança uma obra consistente e que serve de parâmetro até hoje.

Lançado originalmente na Europa em junho de 2009, o DVD duplo Under Blood Red Skies é uma espécie de testamento do quinteto. O primeiro disco traz a apresentação da banda na edição de 2008 do festival alemão Party San. São quinze músicas que formam um ataque repleto de peso e fúria. Entre as faixas, que repassam toda a carreira do grupo, destaque para a abertura com “Stillborn Ways”, “Override of the Overture”, “Skin Her Alive” e “Sickening Art”. Merecem menção também as releituras cheias de fúria de “Death Conquers All” e “Under a Blood Red Sky”, do último disco do grupo, batizado apenas com o nome da banda e lançado em 2008.

Já o segundo DVD contém um longo e excelente documentário onde o grupo conta a sua história, além de divertidos causos da estrada. O legal é que tudo está legendado em português.

Para quem é fã do Dismember, Under Blood Red Skies é um item obrigatório. Para quem quer conhecer a banda, é um excelente início para ter contato com o som do grupo. E, para quem quer entender a trajetória e a evolução do death metal, trata-se quase de uma aula prática de história.

Sem dúvida alguma, um dos melhores DVDs de death metal já lançados!


Faixas:
  1. Stillborn Ways
  2. Death Conquers All
  3. Skinfather
  4. Dark Depths
  5. Another Shape of Sorrow
  6. Forged with Hate
  7. Under a Blood Red Sky
  8. Override of the Overture
  9. Soon to be Dead
  10. Bleed For Me
  11. And So is Life
  12. Dismembered
  13. Skin Her Alive
  14. Sickening Art
  15. In Death's Sleep

Comentários